Você já ouviu falar sobre essa linda cidade que está em Minas Gerais? Não? Então venha conosco e conheça a linda cidade de São Thomé das Letras, suas histórias, turismo e lendas que fazem parte dessa cidade!

São Thomé das Letras – Localização e curiosidades

A cidade de São Thomé das Letras é uma típica cidade serrana que foi construída sobre um depósito mineral de quartzito conhecido como Pedra de São Tomé.

Essa pedra é utilizada nas pavimentações das bordas das piscinas, na construção de casas do local, calçadas e também no artesanato local.

São Thomé das Letras – História e Lendas

História

Antes de serem expulsos pelos bandeirantes, a região era habitada pelos índios Cataguás até o Séc.XVIII.

Foi em 1785 que a Igreja Matriz teve sua construção iniciada em seu estilo barroco e pinturas de Joaquim José da Natividade, sendo esse estilo conhecido como rococó.

Porém, no séc.XIX, a São thomé das Letras se tornou uma cidade pouco habitada, conhecida como cidade dormitório, pois os fazendeiros da região, só iam para lá em períodos de festas, assim a cidade ficava vazia no restante do período.

Nesse mesmo período a Pedra de São Tomé se tornou a atividade econômica principal da cidade, mas em 1991, teve sua imagem, de São Tomé, roubada da igreja matriz, sendo essa imagem famosa do padroeiro da cidade.

Lendas

Diz a lenda, que o nome da cidade de São Thomé das Letras surgiu depois que foi encontrada uma estátua de São Tomé em uma gruta por um escravo fugitivo de outra cidade, chamado João Antão e junto com essa estátua, foi encontrada uma carta.

Existe outra versão da lenda que conta que a carta foi entregue a João Antão por uma pessoa, um senhor, de vestes brancas.

E assim, o escravo, entregou a carta ao seu antigo dono, dizendo ter sido isso ordenado pelo senhor de vestes brancas que o entregou a carta.

Seu Junqueira, antigo dono de João Antão, ficou muito impressionado com a história contada por ele e ordenou a construção da igreja ao lado da gruta onde aconteceu o fato.

Local esse, que atualmente é o centro de São Thomé das Letras, e o nome “das Letras” diz respeito às inscrições encontradas e que podem ainda ser vistas na gruta onde a estátua foi encontrada.

Turismo

Para quem curte a natureza e as artes em geral, São Thomé das Letras é o ambiente perfeito para turistar.

Cidade montanhosa, com mais de 1000 metros acima do nível do mar, permite a observação de quase toda região que se encontra ao redor.

Entre as opções de visitação estão: a Gruta São Thomé, a Gruta do Carimbado, a Casa da Pirâmide, as cachoeiras, corredeiras, trilhas e outras opções, as pessoas são atraídas até a cidade atrás de possíveis surgimentos de OVNIs.

Talvez por isso, a cidade também é conhecida como a Cidade Mística. Além desses fatos a cidade tem um centro histórico tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Agora que você conhece um pouco sobre a linda cidade de São Thomé das Letras, prepare-se para se aventurar e beneficiar da natureza ao seu redor.

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest

Receba nossas novidades em primeira mão!

Junte-se à nossa lista de inscritos para receber as últimas notícias e atualizações do blog

turismo