Você já ouviu falar sobre esse lindo lugar chamado Jalapão?  Esse é aquele lugar que te convida a viver aventuras e contemplar esse paraíso natural em pleno território brasileiro.

As experiências vividas nesse lindo lugar são únicas e simplesmente inesquecíveis, as experiências de mergulhar sem afundar nos fervedouros, se esbaldar na linda Cachoeira da Velha e da Formiga, a radicalidade do raftings, ufa!

São tantas coisas para experimentar enquanto se admira tudo à sua volta, então não vamos perder tempo e venha logo saber tudo que você precisa sobre esse lugar tão lindo!

Jalapão – Onde fica e como chegar?

É no Tocantins que se localiza esse lindo Parque Estadual, em um conjunto de áreas em um tamanho maior que os estados de Sergipe e Alagoas.

São 34 mil quilômetros de um dos mais lindos cenários que você já viu. Onde se tem acesso a cachoeiras maravilhosas, piscinas naturais lindas, chapadões e dunas com suas cores alaranjadas de metros de altura que é um verdadeiro oásis.

Porém, chegar até essa maravilha natural não é tão fácil, pois seu acesso é bem difícil.As estradas não são asfaltadas, o que torna esse acesso mais recomendado através de um veículo em condições de uma estrada do tipo.

Por isso, a maioria das pessoas que decide conhecer o parque, opta por um pacote de viagem que dura cerca de uma semana, com transporte, refeições, pernoites em camping e passeios inclusos no pacote.

Há ainda aqueles que decidem vir por conta própria, mas nesse caso é necessário se planejar direitinho, ver hospedagem em Ponte Alta do Tocantins ou Mateiros e contratar passeios diários.

Esse planejamento é muito importante, não só pela hospedagem e locomoção adequada, que no caso seria um veículo 4×4, mas também por um melhor momento para aproveitamento da viagem.

Existem meses que são melhores que outros, como por exemplo, as estações mais secas, que vai de maio a setembro, já que de outubro a abril, as chuvas poderiam atrapalhar os passeios e o melhor aproveitamento deles.

Principais atrações

Como falamos, esse é um dos lugares mais lindos que você pode conhecer, com suas cachoeiras, dunas e piscinas naturais.

Vamos agora conhecer as principais atrações de Jalapão:

Cachoeiras

Cachoeira Velha – próxima de Mateiros, é considerada uma das mais bonitas cachoeiras do local, em duas quedas livres, onde inclusive é possível fazer rafting.

Cachoeira da Formiga – sua queda não é tão alta, mas a piscina natural que forma é simplesmente maravilhosa, e o melhor, é possível acampar próxima a ela.

Essas são as principais cachoeiras, mas é possível conhecer outras tão impressionantes quanto as primeiras citadas.

Fervedouros

Os fervedouros são poços de água cristalina que brotam em uma pressão que não permite aos banhistas mergulharem ou afundarem. O mais famoso fervedouro fica em Mateiros, conhecido como Fervedouro do Ceiça

Mirantes

A Serra do Espírito Santo te dá uma vista da enormidade da beleza e da imensa área desse lindo parque, e ao seu lado, as dunas em suas cores alaranjadas te dão a mais perfeita visão do lindo pôr do sol do lugar. Claro que em Jalapão, existem outros lugares possíveis para ótimos passeios acontecerem, como o Canyon de Sussuapara, por isso aproveite para conhecer esse lugar que surpreende por sua beleza e imensidão.

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on pinterest

Receba nossas novidades em primeira mão!

Junte-se à nossa lista de inscritos para receber as últimas notícias e atualizações do blog

turismo